mudanças…

Nelson Ribeiro: Terapias Integradas e Tai Chi Chuan

26 fev Categoria: Blog
Autor: Nelson Ribeiro
Tags:
Comentários: 0

Mudanças são processos, não apenas eventos. Mas enfim por que desejar uma mudança?
Bem, cada um em seu interior deseja ou precisa mudar algo. Mas para gerar uma mudança, é preciso bem mais do que querer, é preciso necessitar mudar.
Quando não conseguimos sozinhos então busca-se ajuda, alguém que vai te ensinar como sozinho você vai conseguir ( esse será seu terapeuta ), mas existe um detalhe que se perde no meio do caminho que é exatamente o por que que ainda não conseguimos mudar sozinhos?
Quando você fala para uma criança que de uma semente nasce uma árvore, que a semente germina, nasce caule, galhos, folhas, flores e frutos; a criança de imediato quer ver isso acontecer, então depois de 10 minutos após enterrar a semente a criança vai desenterrá-la para ver se tudo o você disse é real.
O que chamamos de “ansiedade adulta” na maioria das vezes é confundida com infantilidade ou falta de maturidade pura.
Quase sempre fazemos o mesmo que a criança, quando precisamos mudar algo que a vida inteira foi de um jeito e em dez minutos queremos que seja diferente.
Ser diferente por alguns minutos é possível, até por horas, quem sabe semanas, mas, se você “conseguir manter-se firme “, nessa proposta de mudança, então é possível que com algumas recaídas você consiga estabiliza-se em um novo padrão comportamental, ou emocional.
Todos nós possuímos uma natureza que identifica a nossa pessoa. Uns são bons outros maus, outros desconfiados, outros acreditam em tudo, uns felizes outros depressivos, otimistas e pessimistas, sonhadores e realistas, enfim cada um tem seu jeito.
Mudar alguma coisa nesse contexto estará obrigado a mexer nessa natureza que é sua identidade e a mesma esta ligada a um instinto de auto preservação.
A primeira sensação que se tem é que perdemos o chão e ficamos à deriva, isso é normal.
A vida é um desdobramento e não um acréscimo ou decréscimo, e o que vem a nós do mundo exterior é o que já possuímos no mundo interior.
A mesma capacidade que a mente tem de gerar pânico, medo, negação, e psicossomas é a mesma força que utiliza para gerar paz, coragem, otimismo, aceitação e cura.
A mudança de ambiente e é claro que falo da busca de ambiente propício à reconstrução desse novo ser é de suma importância, portanto não busque somente o olho do furacão mas procure sair dele. E uma vez que conseguir se afastar fique pra sempre longe ou pelo menos até adquirir força ou indiferença capaz de te tornar inatingível ou inabalável.
Para remover a discórdia em nossa vida é preciso remover a causa e esta só é encontrada no mundo interior.
Tudo conflui ao nosso favor quando numa mudança interna alcançamos a tranquilidade, e com isso a capacidade de retomada emocional e a sensação positiva de novas perspectivas.
Mas para preencher um copo com água limpa ele primeiro tem que estar vazio e limpo.
As práticas meditativas como: a meditação, yoga e o tai chi chuan, favorecem esse processo.
Paz e luz!!!!

0 Comentário:

Não há comentários!

© Nelson Ribeiro - Terapias Integradas, Tai Chi Chuan